Modernização da BR 163
28 de agosto de 2017
Município de Santo Antônio

Lideranças do Sudoeste do Paraná se unem pela modernização da BR 163

Na tarde desta quarta-feira, 23 de agosto, prefeitos, vereadores e lideranças políticas e empresariais do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, se reuniram no Centro de Eventos Heitor Rodrigues, em Santo Antonio do Sudoeste, para tratar sobre a criação do movimento pela “Modernização da BR 163, basta de acidentes”.  Com 3467 km de extensão, a rodovia liga Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará, sendo o principal corredor de escoamento da produção do país, mas a falta de investimentos e atual infraestrutura desta rodovia têm contribuído para o alto numero de acidentes, uma média anual de aproximadamente 460 ocorrências, resultando em cerca de 30 mortes todos os anos.

Para o prefeito santo-antoniense, Zelírio Peron Ferrari, a rodovia que liga o Sul ao Centro-Oeste e Norte do Brasil, e possui fundamental importância para o escoamento da produção, sendo importante eixo de desenvolvimento, merece atenção especial do Governo Federal. “Não podemos admitir que uma rodovia, que deveria ser responsável pelo desenvolvimento e pelo progresso, tornou-se um pesadelo para as famílias que precisam transitar por ela. Basta de acidentes, o Sul precisa ser respeitado pelas autoridades, pois o progresso do país começa aqui”, destacou Zelirio.

Embora o trecho da BR 163 de Capanema e Barracão tenha sido recuperado, nos mais de 94 km, apenas um ponto, entre o município de Perola D'Oeste e Pranchita, conta com terceira faixa, e os acostamentos são quase que inexistentes. As situações mais críticas estão entre Santo Antonio do Sudoeste e Barracão, onde em pontos íngremes, como o caso da serra do BNH, caminhões são obrigados a transitarem em baixíssima velocidade, provocando engarrafamentos e acidentes.

Foi deliberado na reunião pela criação do Comitê pela Modernização da BR 163, que contará com a participação de todos os prefeitos, de uma representante da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná - AMSOP, um representante da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná - ACAMSOP e das Associações Comerciais e Empresariais, e será presidida pelo prefeito Zelírio. Além disso, foi aprovado um manifesto que será enviado aos deputados, senadores, ao DNIT e ao ministro dos Transportes.

“A nossa primeira agenda do Comitê será com os órgãos competentes, neste caso o DNIT e Governo Federal, onde estaremos apresentando nossa reivindicação e cobrando urgência na execução do projeto de modernização e duplicação de toda a rodovia no Sul do país”, concluiu Zelírio.

Fonte: Município de Santo Antônio