Ações da Secretaria 2017
15 de fevereiro de 2018

Ações da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo

no ano de 2017

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo trabalhou fortemente nas parcerias e na formação de pessoas e das micro e pequenas empresas, através de cursos, oficinas, consultorias, seminários contribuindo para o crescimento profissional de 3.681 pessoas totalizando um total de 714 horas de formação. Em seguida relacionam-se ações realizadas:

• A Inclusão de Planalto no mapa do Turismo junto ao Ministério do Turismo Brasileiro.
  • A Lei Nº 2258 de 05 de julho de 2017 que cria o Departamento de Turismo e o  normatiza dentro da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, na estrutura Administrativa do Município de Planalto.
  • Aprovação e lançamento da Lei de Incentivo Nº 2256 de 03 de julho de 2017 que institui o programa de incentivo, apoio e instalação de indústrias, agro industrialização e geração de renda do Município de Planalto – Pr.
  • Através da Portaria Nº 197 de 14 de setembro de 2017, o Município de Planalto é incluso no Programa de Regionalização do Turismo.
  • Inauguração da Sala da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo no dia 22 de setembro de 2017.
  • Sessão de Uso para instalações de empresas na área industrial: 04 empresas.
  • Projetos em tramitação na Câmera de Vereadores: 05 projetos.

- Por meio da parceria com o SEBRAE através do Programa Cidade Empreendedora as seguintes ações foram realizadas:

• Designados dois Agentes de Desenvolvimento que vem pra fomentar as atividades relacionadas ao Programa Cidade Empreendedora, conforme Portaria Nº 71 de 21 de setembro.
  • Atendimento da Sala do Empreendedor: 715 atendimentos.
  • Através do Comitê Gestor o qual planeja as ações voltadas as micro e pequenas empresas do município e que realiza encontro mensal, foi realizado o I Seminário de Crédito (3h:30min): 38 pessoas.
  • Consultoria de Finanças (8h): 08 micro empresas.
  • Consultoria de Planejamento Empresarial (8h): 08 micro empresas.
  • Oficina de Planejamento Empresarial (3h): 22 micro empresas.
  • Oficina de Compras Governamentais (3h:30min): 24 micro empresas.
  • Oficina de Planejamento de Compras – Fronteira: 06 pessoas.
  • Palestra de Compras Governamentais (2h): 52 participantes.
  • Apresentação do Projeto do Pequeno Hospital Regional em parceria com o SEBRAE reunindo prefeitos e secretários dos municípios envolvidos no projeto (3h): 48 participantes.
  • Encontro da Cooperação em parceria com a Secretaria da Educação (6h): 120 pessoas.

Parceria com o SENAI

• Jovem Aprendiz: 105 classificados e 14 contratações.
  • Curso de Auxiliar de Confecção - Caminhos da Profissão em parceria com a Assistência Social (160h): 22 pessoas.
  • Curso de Costureiro Sob Medida em parceria com a Assistência Social (160h): 52 pessoas.
  • Atendimento através do Caminhão da Saúde do Sistema Fiepdo Programa CUIDE-SE MAIS de Prevenção do Câncer realizando os seguintes exames: PSA, Mamografia e de Câncer de Pele, nas empresas da área industrial (16h): 58 pessoas.

Instituto PROE: Média de 25 agentes de integração de estágios durante o ano.

Parceria com o SENAR

• Oficina de Turismo Rural como Oportunidade de Negócios (24h): 21 pessoas.

Parceria da Agência do Trabalhador: Gráfico Comparativo

Parceria com a ACEP

• Semana Empresarial (8h): 449 pessoas.
  • Apoio ao Núcleo da Mulher para o Curso de Fornecedor para Órgãos Governamentais (12h): 15 participantes.

Parceria com a PET CURSOS com um total de 50 participantes

• Auxiliar de enfermagem (96h).
  • Auxiliar administrativo com secretariado (96h).
  • Informática (96h).

EVENTOS:

• Semana da Pátria com a participação de empresas e Desfile Municipal Cívico.
  • Participação do Dia do Desafio em 31 de Maio.
  • Parceria com a ASR na Caminhada Do Outubro Rosa e na divulgação e incentivo aos comércios decorarem suas vitrines, premiando a melhor vitrine decorada com o tema durante o mês de outubro.
  • Excursão da associação APROSANTA de Santa Terezinha para Foz do Iguaçu visita a Itaipu Binacional e Cataratas: 22 pessoas.
  • Expocultura realizada na semana do município em parceria com as entidades Família Rotaria, Associação Atlética, APAE E APESC e demais secretarias.

Com o Governo do Estado a palestra sobre Piscicultura Moderna em parceria com a Secretaria de Agricultura (2h): 120 pessoas.

Realização do I Almoço a base de Peixes no dia do município em parceria com o município de Maripá - Pr, onde foram comercializados em torno de 600 almoços.

• I semana da Qualidade Dip Frangos

Projeto Qualidade e Segurança de Alimentos Dip Frangos (3h): 43

pessoas.

• Audiências  Públicas realizadas nos distritos e cidade: 189 pessoas e na oportunidade houve a capacitação dos servidores públicos: 36 pessoas
  • Participação no 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas em Curitiba nos dias 30 e 31 de agosto.
  • Participação na 6ª Conferência Estadual das Cidades/Paraná, realizada nos dias 16, 17 e 18 de agosto.
  • Participação no 16º Seminário Estadual de Piscicultura em Maripá- Pr, realizado no dia 25 de agosto.
  • Agência do trabalhador: 2.277 atendimentos.

Palestra sobre Perfil Comportamental para o Mercado de Trabalho em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (4h): 1.430 pessoas.

Integração Participativa com Comprometimento,

Trabalho e Transformação.