INDÚSTRIA E COMÉRCIO
18 de setembro de 2018
Marcos Becker

PLANALTO ESTEVE REPRESENTADO EM ENCONTRO QUE DIVULGOU PRÁTICAS PARA A MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS DAS MPES NO PARANÁ

Apresentações de boas práticas, experiências de sucesso, além de estratégias para crescimento e fortalecimento de micro e pequenos negócios como meio de promoção do desenvolvimento de munícipios e do Estado, foram pauta do Encontro do Sistema de Melhoria de Ambiente de Negócios do Paraná, na última quarta e quinta-feira (12 e 13/09), no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O evento, organizado pelo Sebrae/PR  e Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fopeme), com apoio do governo estadual, reuniu membros de 118 comitês locais e 19 comitês territoriais de desenvolvimento de ambiente para pequenos negócios no Paraná.

O painel "Melhoria do Ambiente Legal por meio da Simplificação e Desburocratização", contou com a participação do consultor do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva; Tônia Mansani, coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional do Município de Ponta Grossa; Andréia Barros, secretária de Indústria, Comércio e Turismo do Município de Planalto; Juliana Scherer Kobs, diretora do departamento de Tributação de Planalto; e José Mario Doria, integrante da Fopeme.

Andreia mostrou os avanços na agilidade dos processos desde a implantação da Redesim no município da região sudoeste do Paraná, fronteira com Argentina. "A abertura de uma empresa levava cerca de 120 dias; hoje, na maioria das vezes, é feita no mesmo dia, quando muito, em até duas semanas. Além disso, com a chegada da Sala do Empreendedor dentro da Prefeitura, todo o processo é feito em um só lugar. Desta forma, os atendimentos passaram de 1543, em 2016, para 2469, até agosto deste ano. Isso tudo graças ao entrosamento de todos os órgãos, que estão dispostos a se ajudar e facilitar a vida do empreendedor",  avaliou Andréia Barros.  

O Encontro do Sistema de Melhoria de Ambiente de Negócios do Paraná reuniu 350 lideranças de todo Estado para aprofundar  o debate em torno do desenvolvimento econômico com foco nos pequenos e negócios, bem como trocar experiências", e debater políticas públicas na área.

Fonte: Marcos Becker
 
Praça São Francisco de Assis, 1583
CNPJ: 76.460.526/0001-16
Emancipação: 24/06/1963
Instalação: 11/11/1963
 
Contato:
(46) 3555-8100
Horário de Atendimento:
2017/2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual