Agroindústria de Planalto conquista habilitação pelo SUSAF e amplia mercado para todo o Paraná
15 de setembro de 2026

Um importante avanço para o setor agroindustrial de Planalto foi concretizado no dia 10 de setembro. A Agroindústria Embutidos Câmera, de propriedade de Gilberto Leseux, tornou-se a primeira agroindústria do município a conquistar a habilitação pelo SUSAF — Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte.

A certificação representa um novo momento para o empreendimento, que passa a ter oito produtos autorizados para comercialização em todo o território paranaense. Com isso, a produção que antes estava limitada ao mercado local ganha novas possibilidades de expansão, podendo chegar a consumidores de diferentes regiões do Estado.

Entre os produtos habilitados estão a linguiça colonial, banha, morcela branca, linguiça de lombo suíno defumada, linguiça toscana congelada, linguiça mista defumada, torresmo e pururuca.

A conquista é resultado do cumprimento de uma série de etapas envolvendo regularização, adequações estruturais, documentação e inspeção sanitária. O processo demonstra o compromisso da agroindústria com a qualidade, a segurança dos alimentos e o atendimento às exigências da legislação sanitária.

A confirmação da habilitação foi comunicada pelo prefeito de Planalto, Luiz Carlos Boni, ao proprietário Gilberto Leseux. O momento contou também com a presença do médico-veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Ricardo Henz Ely, e da secretária municipal de Agricultura, Mônica Back.

O processo contou ainda com o apoio técnico da extensionista Estella Paula Galina, do IDR-Paraná, que auxiliou a agroindústria nas questões documentais e no registro dos produtos.

Durante o encontro, o prefeito Luiz Carlos Boni parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, pelo Serviço de Inspeção Municipal e pelo IDR-Paraná para credenciar o município de Planalto junto ao SUSAF.

Segundo ele, a habilitação abre uma nova oportunidade para que outras agroindústrias do município também possam se adequar às exigências e conquistar a certificação, ampliando a comercialização de seus produtos para todo o Paraná.

Boni também destacou o esforço do produtor Gilberto Leseux e de toda a equipe da Agroindústria Embutidos Câmera na adequação do empreendimento.

“Esta certificação representa mais vendas, mais faturamento e, com isso, a possibilidade de mais investimentos, gerando desenvolvimento”, destacou o prefeito.

Para a secretária municipal de Agricultura, Mônica Back, a conquista demonstra que a regularização, o investimento, a organização e o acompanhamento técnico podem transformar a produção rural em novas oportunidades de crescimento e geração de renda.

“O acompanhamento realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal e pela Secretaria Municipal de Agricultura, aliado ao trabalho desenvolvido pela agroindústria e ao apoio técnico do IDR-Paraná, foi fundamental para que o empreendimento alcançasse essa nova etapa”, afirmou.

A expectativa agora é que a conquista da Agroindústria Embutidos Câmera sirva de incentivo para que outras agroindústrias de Planalto também busquem a regularização e a habilitação pelo SUSAF.

Além de ampliar os mercados para os produtores, a iniciativa contribui para fortalecer a agroindustrialização, agregar valor à produção rural e gerar novas oportunidades de renda e desenvolvimento para o município.

Todos juntos por um Planalto ainda melhor!

Fonte: Assessoria
 
Praça São Francisco de Assis, 1583
CNPJ: 76.460.526/0001-16
Emancipação: 24/06/1963
Instalação: 11/11/1963
 
Contato:
(46) 3555-8100
Horário de Atendimento:
2017/2026 - Todos os direitos reservados
Mantido por Zion System Ltda