01 de abril de 2014

TREINAMENTO PARA AGENTES DE DESENVOLVIMENTO

Na região sudoeste, Sebrae/PR capacita agentes

para atuar no Programa Cidade Empreendedora

Agentes de desenvolvimento, orientados pela Lei Geral, atuam na melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas

Agentes de desenvolvimento que atuam em municípios da região sudoeste do Estado participaram na semana que passou, no último dia 28, de um dia de capacitação no escritório regional do Sebrae/PR, em Pato Branco. Participaram agentes de desenvolvimento de 13 das 16 cidades da região onde está em andamento o Programa Cidade Empreendedora.

Entre os assuntos tratados no encontro, o ambiente da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Salas do Empreendedor e a Semana do Microempreendedor Individual, que iniciou nesta segunda-feira, dia 31 de março, e segue até o próximo dia 4 de abril.

Os agentes de desenvolvimento atuam como interlocutores entre o poder público e a atividade produtiva, facilitando as ações de desenvolvimento baseadas nos micro e pequenos negócios. A figura do agente de desenvolvimento é estabelecida pela Lei Geral, em vigor no Brasil desde dezembro de 2006. Os agentes são indicados pelos municípios e recebem a capacitação do Sebrae/PR para atuarem nas suas cidades.

O consultor do Sebrae/PR, Gerson Miotto, explica que a proposta do treinamento foi de reforçar o papel dos agentes no sentido de atuarem no desenvolvimento dos seus municípios por meio da aplicação prática da Lei Geral.

“Temos como meta, para 2014, ter 16 Salas do Empreendedor, implantadas e funcionado nos municípios que integram o Cidade Empreendedora, no sudoeste. Este será um trabalho fundamental para a melhoria do ambiente de negócios nas cidades e os agentes têm um papel decisivo no processo”, comenta Miotto.

O consultor do Sebrae/PR destaca que o encontro dos agentes serviu ainda para motivar o grupo que vai trabalhar com orientação a empreendedores informais e já formalizados, durante a Semana do Microempreendedor Individual na região.

Agente de desenvolvimento do Município de Capanema, Veranice de Melo disse que o encontro, em forma de workshop, trouxe informações e possibilitou a troca de experiências entre os participantes.

“É importante aprender, relembrar e trocar informações com os outros agentes que vivem a realidade de estimular os negócios a partir dos pequenos empresários e microempreendedores individuais”, assinala.

Para Luciano Carlos Morais, de Mangueirinha, o treinamento reforçou conceitos e objetivos do Cidade Empreendedora, o que é importante para o desenvolvimento do seu município. “A implantação da Lei Geral é um trabalho gradual e contínuo. Por isso, discutir estratégias e dividir experiências reforçam a ação dos agentes nas suas cidades”, completa.

Participaram da capacitação agentes de desenvolvimento dos municípios sudoestinos de Bom Jesus do Sul, Itapejara D´Oeste, Pato Branco, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Bom Sucesso do Sul, São Jorge D´Oeste, São João, Chopinzinho, Santo Antonio do Sudoeste, Capanema, Mangueirinha e Planalto.