ARBORIZAÇÃO URBANA
07 de julho de 2015

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

URBANISMO / ARBORIZAÇÃO
Hoje nossa reflexão gira em torno do urbanismo, especificamente a questão da arborização urbana.
O setor do urbanismo de nosso município iniciou a alguns dias os trabalhos voltados a poda urbana, o que requer uma atenção toda especial por parte do setor responsável. Ao falarmos de poda não podemos deixar de falar de como foi realizado o plantio das mudas em tempos passados, hoje arvores em sua grande maioria já adultas. Onde não se tinha um olhar voltado aos possíveis problemas que poderiam surgir, como altura, agressividade das raízes, frutos e assim sucessivamente.
A pouco tempo, mais especificadamente no ano de 2012 foi criada uma lei municipal de 17/05/2012 estabelecendo normas para o plantio de novas mudas, isso no que se refere as calçadas e praças do perímetro urbano.
A poda por sua vez é realizada com o objetivo claro de afastar galhos das redes elétricas, telefone, internet, e ao mesmo tempo com o objetivo de estabelecer um certo “padrão” de altura para não oferecer risco algum. Se for observar a muda certa, a poda seria apenas de estruturação. Assim logo vemos a importância da escolha da muda certa.
Já por outro lado é necessário a substituição de muitas arvores, por inúmeras razões. Exatamente isso que vem sendo realizado aqui no município, cada caso é uma situação a ser analisada. Mas em uma grande maioria são plantadas mudas nos locais corretos e as arvores improprias são substituídas.
A substituição se dá, no plantio de mudas de médio porte, que não oferecem maiores problemas no futuro, como por exemplo, altura, raízes agressivas e produção de frutos em escala elevada.
Para tanto é de fundamental importância que todos que queiram realizar o plantio de alguma muda na calçada pública, entes busque informações junto a secretaria de meio ambiente ou urbanismo, com a finalidade de realizar a indicação da muda mais apropriada bem como as distâncias recomendadas.
Lembre-se: árvore certa no lugar adequado resulta em qualidade de vida.