SAÚDE
20 de agosto de 2015

AÇÕES VOLTADAS A PREVENÇÃO NA SAÚDE

Vamos conhecer um pouco sobre o trabalho realizado no distrito de Centro Novo no que compete a Saúde.
Profissionais:
Enfermeira: Luciane Schonhalz
Auxiliar de Enfermagem: Andréia Meotti
Médico: Jonas de Castro
Agentes De Saúde: Tatiana Melo da Luz (linha São Miguel, Muniz, Liso) Sandra Delevati (Centro Novo vila), Isabel Cristina Luzni (Linha Sangão, Barra do Sangão, parte do Muniz e interior da vila de Centro Novo), Lizete C. Demin (Barro Branco, Linha CTG e Liso, Associação Soares, BR 163 km 52, linha Bonita) e Tamiles S. Londero - estará iniciando agora irá fazer(Três Passos, entrada do Muniz, KM 40, KM 43, Km 45, Linha Filipin, Linha Ramada, Linha Fabian).
Atividades mensais Programadas: Encontro de Hipertensos e Diabéticos o qual acontece na maioria das vezes na 2ª quarta do mês e pesagem do Bolsa Família que acontece toda 1ª quinta do mês. Realizados no centro comunitário de Centro Novo.
Este mês o encontro de Hipertensos será dia 12/08/2015, com início às 13h. Neste encontro estremos abordando o tema Saúde do Homem correspondente a campanha do Agosto Azul.

2 - Sobre Saúde nas Escolas, realizamos o PSE (Programa de Saúde na Escola) que teve início em 2014, o qual comtempla os CMEIS até o Ensino Fundamental. Este programa é uma integração entre Secretaria Municipal de Educação e Saúde, respondendo pelo programa na Secretaria de Saúde estou eu Enfª. Luciane Schonhalz e na Secretaria de Saúde está a Pedagoga Maria Sirlei Martins, no qual realizamos avaliação:
Antropométrica (peso, altura); realizada anualmente e os alunos que estiverem com alteração são encaminhados para avaliação nutricional com a nutricionista.
Acuidade visual; os alunos com alteração são encaminhados para consulta oftalmológica. Através do programa Olhar Brasil.
Fala; os alunos que apresentarem alterações são acompanhados pela fonoaudióloga do município.
Situação odontológica; é avaliada anualmente e acompanhada pelos odontólogos do munícipio, conforme a necessidade de cada aluno.
Situação vacinal; é avaliada e acompanhada pelas enfermeiras do munícipio através da carteirinha de vacina solicitada nas escolas.
A adesão ao PSE é renovada anualmente, do qual repassamos os dados e ações desenvolvidas para o Ministério através do programa ESUS (saúde) e SIMEC (educação). No mês de abril ou maio sempre temos a Semana de Saúde na Escola, a qual todo ano aborda um tema diferente repassado pelo ministério. Este ano o tema foi Alimentação Saudável e práticas corporais.
Em cada distrito o desenvolvimento das atividades nas Escolas é de responsabilidade da Escola e da ESF (Estratégia Saúde da Família) da comunidade.
Estas fotos em anexos foram atividades realizadas nas escolas para a Semana de Saúde na Escola.
 
Praça São Francisco de Assis, 1583
CNPJ: 76.460.526/0001-16
Emancipação: 24/06/1963
Instalação: 11/11/1963
 
Contato:
(46) 3555-8100
Horário de Atendimento:
2017/2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual