MEIO AMBIENTE
20 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

MEIO AMBIENTE
Quando se ouve falar de meio ambiente, ou até mesmo quando voltamos nosso olhar a natureza como um todo, logo vemos a infinidade de manifestações de vida.
No município de Planalto, o trabalho de educação ambiental é uma grande ferramenta de transformação não só de ambientes físicos, mas da consciência e ações ambientais. Para tanto são desenvolvidas inúmeras ações que buscam aproximar a população a questão ambiental.
Ao voltarmos nossa atenção a água, não podemos deixar de citar o Rio Siemens, cujo o qual abastece toda população das cidades de Planalto e Capanema. Diante dele, vemos ações pontuadas realizados ao longo dos anos, onde tivemos a ação direta do poder público na construção de cercas ao logo de suas margens. Foi um trabalho realizado envolvendo o IAP, SANEPAR, MINISTÉRIO PUBLICO, MUNICIPIO e o PRODUTOR RURAL. Esta cerca foi construída sem custo algum ao produtor, porem lhe compete o zelo da mesma.
Hoje por indicação da câmara técnica nosso olhar continua voltado ao Rio Siemens, sua mata ciliar, a proteção das nascentes, mas também aos seus afluentes. Vemos logo o Rio Barra Grande, que nasce na comunidade de São Valério com nascentes em seus arredores e nas proximidades de comunidade de Santa Cecilia suas águas se unem ao Rio Siemens para assim suas águas na comunidade de Santa Luzia serem coletadas e distribuídas a população urbanas das cidades já citadas anteriormente.
Já há vários dias, muitos lugares foram visitados pela nossa equipe do meio ambiente, no que diz respeito ao Rio Barra Grande, para assim realizarmos um diagnóstico de sua realidade, no que diz respeito as nascentes, mata ciliar e quantas são as propriedades que são banhadas por suas águas.
Estaremos no decorrer deste segundo semestre 2015, realizando visitas a todos os proprietários que residem as margens do Rio Barra Grande, com a finalidade de levar informações pontuadas e constatando a real situação em cada propriedade para assim posteriormente realizar coletivamente um plano de ação na busca da melhoria da qualidade da água.