REUNIÃO COM DERAL
24 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGRICULTURA

DERAL REUNE TÉCNICO E LIDERANÇAS DE PLANALTO PARA AVALIAR SAFRA

No dia 21 de agosto o Deral – Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura, reuniu em Planalto técnicos dos Setores Público e da iniciativa privada e representantes de Entidades para fazer uma avaliação da próxima safra.
Sobre a atual safra de trigo verificou-se que haverá uma significativa quebra devido o elevado volume de chuvas que deu durante o mês de julho sobre a cultura. O trigo mais do cedo terá produtividade média inferior a 50 por cento da média normal, já as lavouras mais tardias a quebra será menor mas mesmo assim abaixo do nível normal.
Com relação ao plantio da próxima safra de verão a previsão é de que aja aumento de plantio da área de soja e diminuição do plantio de milho e fumo. Os produtores estão apostando mais na soja em função do câmbio, já que o Real mais desvalorizado em relação ao dólar é benéfico ao preço da soja que tem seu preço interno balizado pelo mercado internacional “logo um dólar mais valorizado reverte em mais Reais para cada saca vendida”. Portanto, a nossa moeda continuará sendo o Real que aumentará o poder de compra do produtor com o dinheiro obtido com a colheita da sua soja.
Mesmo que não tenha sido feita avaliação dos produtos da pecuária, sabe-se que neste ano de 2015, o maior PIB agrícola de Planalto será o leite e a soja ficará em segundo. No entanto, no ano que vem com o aumento da área plantada de soja e se confirmar o bom preço previsto, a soja poderá recuperar o primeiro lugar do PIB agropecuário municipal, posto que ocupou durante muitos anos.
 
Praça São Francisco de Assis, 1583
CNPJ: 76.460.526/0001-16
Emancipação: 24/06/1963
Instalação: 11/11/1963
 
Contato:
(46) 3555-8100
Horário de Atendimento:
2017/2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual