AGRICULTURA/MEIO AMBIENTE
05 de agosto de 2015

TARDE DE CAMPO FRUTICULTURA

Produtores participam de Tarde de Campo sobre Pomar Doméstico
Produtores do Município participaram no dia 05 de Agosto de um Dia de Campo sobre Fruticultura, com foco em pomar doméstico. O evento foi realizado em parceria entre Emater e Secretaria Municipal de Agricultura.
O objetivo do dia de campo foi apresentar aos agricultores, informações e tecnologias que possam ser aplicadas ao dia a dia nas pequenas propriedades do município. Para tal, foram instaladas 3 estações com os temas definidos em função das principais necessidades identificadas pela equipe técnica do Instituto Emater no município.
Estação 1 – Preparo de covas e plantio – Com foco na escolha da localização do pomar dentro da propriedade, abertura da cova, adubação, plantio da muda e primeiros cuidados visando eficiência no pegamento e condução adequada da muda. Além da parte teórica, realizou o preparo da cova, adubação e plantio de mudas no local.
Estação 2 – Podas de formação e frutificação – Nesta estação foram abordados aspectos relacionados a problemas causados em função de poda de condução e frutificação inadequadas ou não realizadas. Como prática, foram realizadas podas de diversas frutíferas disponíveis no local do evento.
Estação 3 – Identificação e controle de pragas e doenças – Estação destinada a oferecer aos produtores oportunidade de visualizar as principais pragas e doenças que prejudicam e até inviabilizam pomares inteiros. Além da identificação, os produtores foram orientados quanto a métodos preventivos e curativos de controle.
De acordo com Oldemar Ceconi, Secretário Municipal de Agricultura, que esteve presente na tarde de campo, é importante que os agricultores conheçam as tecnologias aplicáveis em pomares domésticos, revitalizando a tradição de manter pomares nas propriedades.
Para a equipe municipal do Instituto Emater de Planalto, é importante que se garanta opções de frutas ao consumo da família, também destacam, a possibilidade da utilização de pequenos pomares para fornecimento de frutas a programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
Participaram na organização da tarde de campo, a equipe municipal de extensionistas, Eder Frozza, Ricardo Matte e Valdemar Favretto, contando com a colaboração técnica nas estações, dos extensionistas Odilson Peliser (Emater Cascavel), Ari Trevisan (Emater Barracão) e Rudimar Batisti (Emater Ampére).
Fonte: Eder Frozza – Instituto Emater de Planalto – 46 3555 1303 – [email protected]