31 de julho de 2015

CAPACITAÇÃO SOBRE LEITE

Produtores participam de capacitação sobre Criação de Bezerras

Produtores de leite do município participaram na última semana do mês de Julho, de uma rodada de reuniões para aperfeiçoamento em criação de bezerras e novilhas.
A criação de bezerras e novilhas ainda se caracteriza como um dos principais entraves ao sucesso da atividade leiteira nas pequenas propriedades do município. Problema este, que inicia já nas primeiras horas de vida, segue por toda a fase de desenvolvimento até o primeiro parto, vindo a comprometer toda a vida produtiva das matrizes.
Observando a atividade leiteira como a principal fonte geradora de renda na maioria das propriedades, surgiu a necessidade de promover um nivelamento de conhecimentos em busca de resultados que venham a contribuir com os índices zootécnicos, econômicos e ambientais destas propriedades. Destaca-se que a bezerra ao nascer possui todo seu potencial genético para produção leiteira. No entanto, a falta de cuidados e/ou atenção com estas, resulta em matrizes com baixa produtividade, isso quando não a leva a morte ainda nos primeiros dias de vida.
O objetivo dessa rodada de reuniões foi apresentar aos agricultores as tecnologias aplicáveis na criação de bezerras e novilhas, desde o seu nascimento, passando por seu desenvolvimento até sua entrada em fase produtiva.
Foram realizadas 5 reuniões, totalizando juntas 24 horas de capacitação, nas quais foram treinadas 95 pessoas entre agricultores e agricultoras, todos assistidos pela equipe técnica do Instituto Emater dentro do Projeto de Sustentabilidade Sudoeste, realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretaria Municipal de Agricultura.